terça-feira, 7 de setembro de 2010

Seven de setembro





Sem dúvida alguma a independência do Brasil, com o famoso grito do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, foi um marco na história do Brasil, transformando o país tupiniquim finalmente numa pátria grandiosa e com um futuro soberano pela frente.

São 188 anos de independência de forma oficial. Contudo, baseando-se no dicionário do google, é constatado o seguinte significado para a palavra "independência": 'Condição de uma pessoa, de uma coletividade, que não se submete a outra autoridade e se governa por suas próprias leis'

Uma pessoa pode ser independente perante os mais variados aspectos. Mas tratamos de uma independência maior, de uma nação, de um país. Portanto, sempre vamos falar coletivamente.

Do ponto vista nacionalista essa independência não é como a esperada. Foi facilitada por um português, que queria ser o poderoso chefão do Brasil, ou no caso, o Imperador. O grito do Ipiranga gerou uma transição de colonos: de Portugal para Inglaterra, tudo isso pelo pagamento de 2 milhões feito a Portugal, dinheiro este emprestado dos ingleses. Em suma, na verdade, são 188 anos do nascimento da dívida externa.

Mas o fator preponderante da discussão é a semântica da palavra 'independência' já explanada acima. Questão referente aos 66 anos iniciais: Como pode uma nação se considerar independente sendo escravocrata? Independência pela metade? Os negros eram submetidos à autoridade dos brancos, e ambos, de uma maneira ou de outra, são a mesma nação. Se a independência é parcial, ela não é legítima.

Comem-se 66 anos da nossa independência.

Princesa Isabel, assinou, em 1888, a lei áurea, que deu fim à escravidão no Brasil, que, por sinal, foi a última pátria no mundo a ter escravos, isso às vésperas do século XX.

A escravidão foi abolida por interesses nobres de uma sociedade moderna e civilizada? Seria bom crer nisso. Mas a meta era o aumento do consumo, de acordo com os interesses do nosso novo patrão, a Inglaterra.

A exploração continuava. Anos à frente veio a industrialização e edificou o que conceituaria de escravidão moderna. Horas exaustivas de trabalho e um salário que nunca o justifica. Alguns poucos ficando ricos com o suor dos outros, e muitos cada vez mais pobres tendo seu suor roubado.

Sem comentários sobre a subserviência do Brasil ao Imperialismo americano!

O que é ser, de fato, independente?
O Brasil é independente mesmo?



LF

Um comentário: